cabecalho informe

ENCONTRO DE NÚCLEOS: Debates regionais reúnem 444 líderes do cooperativismo do Paraná

As quatro reuniões regionais do Encontro Digital de Núcleos Cooperativos reuniram 444 lideranças do cooperativismo do Paraná, representando 79 cooperativas de seis ramos de atuação - agropecuária, crédito, saúde, transporte, consumo e trabalho e produção de bens e serviços. O evento foi encerrado na tarde desta quinta-feira (22/10), com a reunião do Sudoeste, que teve a participação de 90 líderes, ligados a 15 cooperativas da região. A rodada de debates teve início na segunda-feira (19/10), com a reunião do Núcleo Centro-Sul. Na terça-feira (20/10), foi a vez da região Oeste. Na sequência, houve o evento das regiões Norte e Noroeste, na quarta-feira (21/10). Realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, o encontro teve como objetivo fortalecer a aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas, alinhando estratégias para a defesa e expansão do setor, com espaço para a discussão das demandas específicas de cada região.

Diálogo - “O Encontro de Núcleos, o primeiro da história realizado de forma virtual, foi produtivo e promoveu debates sobre temas que trazem impactos ao setor cooperativista. Esse diálogo aberto e franco é fundamental para que tenhamos estratégias alinhadas, ouvindo e conhecendo as demandas específicas de cada região, fazendo ajustes de rota quando necessários, melhorando a comunicação com as lideranças, aperfeiçoando nosso planejamento e, sobretudo, fortalecendo a representatividade do cooperativismo do Paraná”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Desde a década de 1990, a Ocepar realiza o encontro de núcleos, que neste ano chegou a sua 56ª edição.

Temas - Neste ano, marcado pela pandemia da Covid-19, o Encontro teve como temas principais a atuação política em defesa do setor cooperativista, trabalho realizado em conjunto com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com o suporte da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que congrega 302 parlamentares (deputados federais e senadores) de todo o país. Outro assunto relevante foi a proposta em elaboração para o novo plano estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC 200, que deverá estar concluído até a Assembleia Geral Ordinária da Ocepar, em abril de 2021. Os superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, e da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, fizeram relatos sobre os trabalhos realizados em 2020.

Anfitriãs - Cada reunião regional do Encontro tem uma ou mais cooperativas anfitriãs que, antes da pandemia, sediavam o evento presencial. No modelo virtual, as anfitriãs puderam apresentar aos cooperativistas um relato sobre sua história, estrutura, negócios, investimentos e os impactos econômicos e sociais nas regiões em que atuam. Neste ano, as anfitriãs foram as cooperativas Frísia (Centro-Sul), Frimesa (Oeste), Coagru e Unitá (Noroeste/Norte) e Coasul e Sicredi Iguaçu (Sudoeste). O palestrante desta edição do Encontro foi o professor do Isae/FGV, Robson Gonçalves, que ministrou a palestra sobre “Cenários econômicos para os negócios cooperativos”.

Sudoeste – O evento final ocorreu nesta quinta-feira (22/10) e foi aberto pelo coordenador do Núcleo Sudoeste, Clemente Renosto, diretor da Ocepar e presidente da Sicredi Parque das Araucárias. Participaram da reunião o superintendente da OCB, Renato Nobile, o presidente da Coasul, Paulino Fachin, o presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Lotário Luiz Dierings, o presidente da Coprossel e conselheiro da Ocepar, Paulo Pinto de Oliveira Filho, o presidente da Camisc, Nelson de Bortoli, o vice-presidente da Coasul e conselheiro da Fecoopar, Jacir Scalvi, e o presidente da Coamo e diretor da Ocepar, José Aroldo Gallassini.

OCB - A gerente geral do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, falou sobre as ações da entidade, em especial os trabalhos de acompanhamento e defesa política do cooperativismo no Congresso Nacional, com o apoio da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Renato Nóbile, acompanharam os quatro eventos do Encontro de Núcleos. A Ocepar produziu vídeo especialmente para as reuniões, para mostrar aos cooperativistas o que já foi realizado em prol do setor em Brasília. Por fim, as lideranças debateram assuntos gerais do setor, em especial as oportunidades de intercooperação na região Sudoeste. A mediação dos quatro encontros foi realizada pelo coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho.

Apresentações - Clique nos links abaixo para conferir as apresentações em PDF do Encontro Digital de Núcleos Cooperativos:

Sistema Ocepar

Sistema OCB

Robson Gonçalves

tabela23 10 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias