Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias LIVE: Marlene Marchiori fala sobre comunicação colaborativa no mundo cooperativo

 

 

cabecalho informe

LIVE: Marlene Marchiori fala sobre comunicação colaborativa no mundo cooperativo

 

Na sexta-feira (18/09), cerca de 50 agentes e assessores de comunicação das cooperativas paranaenses acompanharam a 27ª live promovida pelo Sistema Ocepar, que contou com a participação da especialista em comunicação organizacional e professora, Marlene Marchiori. O evento, mediado pelo jornalista e coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, abordou o tema: comunicação colaborativa no mundo cooperativo.

 

Habilidades - Durante 45 minutos, Marlene falou como as cooperativas são locais para desenvolvimento da identidade humana e precisam cada vez mais falar com públicos diversos. “Precisamos cada vez mais formar pessoas para habilidades como cooperação, empatia, aprendizado constante, experimentação, criatividade, inovação as quais exigem equipes multidisciplinares, ágeis e colaborativas. A palavra colaboração deriva do latim com e laborare e significa trabalho em conjunto. Colaboração é a articulação de um esforço comum em direção a um objetivo. E não existe lugar melhor para uma comunicação colaborativa do que no mundo cooperativista, afinal, isso faz parte dos princípios do setor”, lembrou.

 

Engajamento - A especialista afirmou que hoje comunicação não é apenas função de um setor específico. Saber bem se comunicar é cada vez mais uma exigência do mercado. “Quando as pessoas têm uma percepção clara de estarem colaborando como parte de um time, elas ficam mais engajadas e motivadas a trabalhar em suas tarefas até o fim. As decisões antigamente eram de cima para baixo, hoje não, elas são e devem ser compartilhadas com todos, em especial no meio cooperativo”.

 

Mudanças - Em sua fala, Marlene destacou a objetividade e clareza na hora de se comunicar e a importância de se definir os melhores canais e meios para que a mensagem seja entendida por todos os públicos. “O que é preciso acontecer para haver colaboração no mundo cooperativo? As pessoas devem ser convidadas a conviver umas com as outras. Entender o convite. Escolher fazê-lo e que percebam ganhos evolutivos ao colaborar, participar deste ou daquele evento promovido pelas cooperativas. Contexto adequado à colaboração, trazendo para a prática estratégias que promovam o diálogo e a cocriação. E vocês agentes de desenvolvimento humano e profissionais de comunicação tem este importante desafio: mudar a forma de pensar. Materialize ideias. Busque soluções inovadoras, pratique o ato de comunicar”, frisou.

 

Perfil - Marlene Marchiori atua junto a empresas desenvolvendo planos de comunicação e de relacionamento para mudar o mindset, conectando propósito e sustentando a identidade, levando ao fortalecimento da reputação. Desenvolve equipes e potencializa o exercício da comunicação & liderança com Workshops e Palestras. Ela possui pós-doutorado em Comunicação Organizacional pela Brian Lamb School of Communication, Purdue University, dos Estados Unidos da América. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, tendo estudado no Theory, Culture & Society Centre com Professor Mike Featherstone na Nottingham Trent University, do Reino Unido. Graduada em Comunicação e Administração de Empresas. Escritora e articuladora entre o mundo acadêmico e mercado, tem 16 livros publicados e organizados, nos temas comunicação, cultura e estratégia, além de participar como autora convidada em obras nacionais e internacionais.

 

Clique aqui para acessar o link com a apresentação completa

 

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias