Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO INSTITUCIONAL: Cerpa reune-se virtualmente com o Sistema Ocepar

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL: Cerpa reune-se virtualmente com o Sistema Ocepar

Na tarde da última sexta-feira (18/09), diretores, conselheiros e funcionários da Cooperativa de Infraestrutura e Eletrificação Rural de Palotina (Cerpa), liderados pelo presidente Mércio Francisco Paludo, recepcionou, em reunião virtual,  integrantes do Sistema Ocepar. O intuito do encontro foi apresentar e discutir a situação econômico-financeira da cooperativa por meio de indicadores e comparativos com outras do mesmo ramo e região, visando manter a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e a solidificação do sistema cooperativista. Ainda durante a reunião institucional – a 62ª no formato virtual  – foi detalhado o trabalho que o Sistema Ocepar tem desenvolvido em prol do setor cooperativista, apresentada a perspectiva da economia nacional e reflexos para o setor, os indicadores socioeconômicos das cooperativas paranaenses, além das atividades finalísticas do Sescoop/PR.

Cooperação - A abertura do encontro virtual foi feito pelo coordenador de Monitoramento do Sistema Ocepar, João Gogola Neto, que detalhou a pauta e a nova sistema das reuniões, com o intuito de manter o contato permanente entre a entidade e as cooperativas. Por sua vez, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, disse que, mesmo em um “momento diferente que estamos vivendo”, referindo-se aos contatos virtuais por causa da pandemia da Covid-19, a equipe do Sistema Ocepar mantém-se ativa e muito coesa no cumprimento de sua função de representação institucional das cooperativas. “Lógico que sentimos falta do encontro presencial, mas as atividades prosseguem. Por exemplo, por meio de forte alinhamento com a OCB, tem diso mantidas as negociações na esferal federal, tanto no Congresso Nacional como nas diversas áreas de governo, para tratrar de questões de interesse do cooperativismo como um todo e, em especial, do Paraná”, acrescentou, alinhando ainda uma série de ações no âmbito do Paraná,  junto ao governo e entidades, como o G7 (grupo que reúne lideranças das principais federaçoes do setor produtivo), para tratar de assuntos pertinentes ao setor, como a questão do pedágio no estado.

Agilidade - Mafioletti destacou que o momento tem permitido também participar de vários eventos em curto espaço de tempo, tratanto de questões relativas aos negócios das cooperativas, como reuniões com instituições financeiras, agências reguladoras, entre outros segmentos. Citou, por exemplo, o encontro realizado com adidos agrícolas no Japão e na Tailândia. “Hoje (sexta-feira), em 30 segundos, sai de uma reunião no Japão e entrei em outra na Tailândia, graças à modalidade virtual.”

Reconhecimento - O presidente da Cerpa, Mércio Paludo, agradeceu ao Sistema Ocepar pela iniciativa de utilizar ferramentas virtuais para se manter próxima e apoiar as cooperativas em suas demandas. “Sempre fomos bem atendidos por vocês. E esse acompanhamento e avaliação é muito importante  para o nosso processo de gestão. Aliás, a contribuição do  Sescoop/PR, desde a formação de funcionários e capacitação de gestores, tem sido muito importante para o desenvolvimento da cooperativa. E estamos todos unidos, diretoria, conselheiros e funcionários, para atingir o planejado”, acentuou. Por sua vez, Mafioletti enfatizou que as ações e esforços da entidade buscam o benefício das cooperativas paranaenses, pois estão focados “nas questões relevantes e essenciais do cooperativismo. Portanto, existimos por causa de vocês. Podem nos demandar”. 

Cerpa - Fundada em janeiro de 1975, em Palotina, no oeste do Paraná, a cooperativa  tem 2.112 cooperados e 45 funcionários. E a previsão, segundo o presidente Paludo, é fechar o ano com faturamento de R$ 28 milhões, frente aos R$ 27 milhões de 2019.

Equipe - Pelo Sistema Ocepar, também participaram da reunião virtual a gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emilia Pereira Lima, Silvio Krinski, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Getec, e Rodrigo Gandara Donini, analista técnico do Sescoop/PR.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias