cabecalho informe

SISTEMA OCEPAR I: Show de talentos cooperativistas na live da cooperação do Dia C

Sábado, 4 de julho, foi o Dia Internacional do Cooperativismo. O Sistema Ocepar celebrou a data evidenciando o Dia C – movimento nacional de incentivo a práticas de responsabilidade social. A live da cooperação foi transmitida pelo Youtube (Canal TV Paraná Cooperativo). O evento contou com 350 IPs conectados durante a transmissão ao vivo, muitos em casa com seus familiares, assistindo e se divertindo. Até a manhã desta segunda-feira (06/07), já passavam de 2.900 visualizações. Para tornar o momento mais alegre, descontraído e com tom de comemoração, o convidado especial como “Mestre Sem Cerimônias” foi o palhaço Alípio, Rafael Barreiros. E como o Dia C é uma ação de responsabilidade social e inclusiva, todo o evento foi transmitido com tradução em Libras, por meio do profissional intérprete, Ivan de Souza. No início da transmissão, o Sistema Ocepar prestou uma homenagem aos familiares de todas aquelas vítimas da Covid-19, no sábado eram 63.174.

Apresentações -  Durante a live, houve apresentações artísticas, algumas gravadas antes da pandemia, das seguintes cooperativas: Unimed Curitiba, Lar, Coprossel, Sicoob Ouro Vede, Sicoob Arenito, Castrolanda, Coamo, Sicredi Vanguarda, Sicoob Médio Oeste, C.Vale, Sicredi Paranapanema, Integrada, Frimesa, Cocari, Sicredi Fronteira, Frísia, Cotriguaçu, Cresol União dos Vales, Sicoob Vale Sul, Copacol, Sicredi Agroempresarial, Cocamar e Sicredi Parque das Araucárias.

Celebração virtual - Ao abrir a programação, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que o cooperativismo no mundo todo é alicerçado em princípios, sendo que o 7º - interesse pela comunidade -, estabelece que as cooperativas devem olhar para as regiões onde estão inseridas e ajudar em seu desenvolvimento econômico e social. “O cooperativismo, desde que surgiu na Inglaterra, em 1844, faz isso. Para dar visibilidade às ações voltadas a quem precisa, existe o Dia C, um movimento de voluntariado cooperativista que a cada ano ganha força e visibilidade. O Dia C busca aglutinar as ações e mostrar à sociedade que, em seu conjunto, as cooperativas beneficiam milhares de pessoas”, explicou.

Dia C - Em todo país, mais de 800 cooperativas inscreveram ações no Sistema do Dia C. No Paraná, são cerca 180 cooperativas inscritas. As ações abrangem doação de alimentos, materiais de higiene, luvas, máscaras e equipamentos hospitalares.

União de forças - Em sua fala, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o cooperativismo é o motor da economia paranaense e que “mais do que nunca precisamos continuar trabalhando juntos”. Convidado para falar sobre o momento que estamos vivendo, o secretário disse que “espera que possamos passar logo por esse momento de pandemia”. “Essa situação causada pelo novo coronavírus, tem tirado a tranquilidade dos paranaenses, e infelizmente, já ceifou mais de 700 vidas. Temos como desafio manter as atividades essenciais e respeitar o isolamento para que possamos interromper a transmissão do vírus. Conto com todos vocês para que possamos ultrapassar logo essa fase e vencer a pandemia no Paraná”, afirmou.

Semana da Cooperação - A celebração ao cooperativismo continua durante a semana. Todos os dias, das 14h às 15h, também com a mediação do palhaço Alípio, haverá lives destacando as ações solidárias que as cooperativas do Paraná estão realizando por todo o Estado, para ajudar a fortalecer a luta contra a Covid-19. 

Clique aqui para conferir a live do dia 4 de julho e também as lives da semana

Clique aqui e ouça matéria de rádio sobre o Dia C

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias