cabecalho informe

SICREDI UNIÃO II: Em Icaraíma, Programa A União Faz a Vida inspirou até nome de Praça e Escola Municipal

O evento de culminância do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi União PR/SP, realizado no final de novembro na Escola Municipal Icaraíma, teve comemorações especiais graças aos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Dentre os destaques estão o nome da Praça das Crianças, que foi escolhido pelos alunos, e a renomeação da instituição de ensino para Escola Municipal Thais Emerim da Silva.

Nome - Quanto ao nome da escola, a secretaria municipal de Educação, Ocineia Martins de Angelo, conta que em 2017, um ano após o falecimento da Thais Emerim da Silva, que foi aluna da Escola Municipal de Icaraíma, o atual prefeito Marcos Alex de Oliveira, que na época era vereador, fez projeto de lei para mudar o nome da escola. A ideia era homenagear a decisão da família em doar os órgãos da menina.

Oficialização - “Ao organizarmos o evento de culminância, tivemos a ideia de finalmente oficializar a troca de nome da escola e honrar a família Emerim durante o evento de culminância, já que foi pela união deles que ocorreu essa decisão que beneficiou quatro pessoas”, explica Ocineia. Com isso, os professores pretendem abordar, durante o ano que vem, o tema de doação de órgãos e de sangue nos projetos do PUFV.

Praça - Já o nome da Praça das Crianças foi escolhido pelos alunos da Escola Municipal Icaraíma por causa do projeto ‘Espaços de Convivência: Praças’, conduzido pela professora do 2º D do Ensino Fundamental, Marcia Zatt da Silva. A ideia do tema, segundo ela, surgiu do conteúdo de Geografia e rendeu expedição investigativa nas praças do município. O engenheiro civil da prefeitura, Nilson Maran, também foi convidado a palestrar para as crianças. “Na ocasião, ele disse que três praças estavam em construção e que as crianças poderiam dar nome a uma delas, que fica bem próxima da escola”.

Seleção - Para isso, a turma selecionou três nomes e abriu votação com participação de todos os alunos da escola. “Foi muito agradável desenvolver esse projeto, porque os alunos ficaram muito interessados em aprender. Percebi também que a fixação do conteúdo fluiu muito melhor, e para alguns o espaço de convivência era uma novidade porque nunca tinham visitado. Depois, passaram a pedir aos pais para que os levassem à Praça para brincar”, comenta Marcia.

Bom momento - A secretária Ocineia destacou ainda que o PUFV foi implantado em um bom momento no município, já que no final do ano passado as instituições de ensino passavam por importante adequação e atualização. “É uma excelente estratégia de ensino tanto para os professores, que passaram a ter outra visão sobre o que é trabalhar com projetos, quanto para os alunos que ficaram muito motivado s em aprender, principalmente com as visitas externas de expedição investigativas. Sem contar que estimula a socialização, a cooperação e o envolvimento da família e da comunidade”, destaca.  

Icaraíma - Em Icaraíma também foram realizados eventos de culminância no Centro Municipal de Educação Infantil Bruna Santos de Moura (CMEI), no CMEI Arco Íris e no CMEI Casinha Feliz. No município, o PUFV é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e com o apoio dos assessores pedagógicos da Sicredi União PR/SP. O trabalho também contou com o empenho dos gestores e professores da rede educacional, alunos, família, apoiadores e comunidade.

Programação - A programação dos eventos inclui apresentações artísticas, com música e dança, com o objetivo de apresentar os resultados das atividades teóricas e práticas realizadas ao longo do ano. Entre os temas apresentados, estavam sustentabilidade, cuidado com os animais, horta, história da escola, incentivo à leitura, alimentação saudável, trânsito, campo e cidade, entre outros. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias