Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR II: Paixão pela terra move fazenda em Astorga

 

 

cabecalho informe

COCAMAR II: Paixão pela terra move fazenda em Astorga

Na Fazenda Camargo de Anchieta, em Astorga (PR), as boas médias de produtividade podem ser atribuídas aos cuidados com a adoção de tecnologias e novos conhecimentos, em especial a adubação diferenciada das lavouras e também ao capricho em relação ao complemento foliar.

Média - A soja atinge média de 160 sacas por alqueire, enquanto o milho, no inverno, não menos de 280 sacas, período em que o cereal divide espaço com o trigo.

Produtividade - Os níveis de produtividade de soja foram mantidos mesmo na problemática safra 2018/19 em que houve redução de 40% na média das regiões da Cocamar, devido a problemas climáticos.

Visita - Incluindo Astorga em seu roteiro na quinta-feira (14/11), o Rally Cocamar de Produtividade visitou o local, onde a equipe foi recebida por Mariluce Teixeira de Anchieta - esposa de Frederico, um dos filhos do proprietário Samuel de Anchieta, que reside em Birigui (SP). Acompanharam o Rally o gerente de produção Roberto Zucoli e o engenheiro agrônomo Jacson Bennemann, ambos da unidade da Cocamar em Sabáudia, município vizinho, e o engenheiro agrônomo Leonildo Tiago, da empresa Spraytec.

Da cidade para o campo - Mariluce explicou que há cerca de 15 anos o marido, técnico em administração, e ela, formada em administração de empresas, aceitaram o desafio de fazer a gestão da propriedade, em processo de sucessão familiar. “Tivemos que aprender muito, eu principalmente”, dizendo não ter sido fácil trocar a vida de moradora na cidade, onde se dedicava à atividade comercial da família no interior paulista, pela de empresária rural no Paraná.

Paixão pela terra - O tempo fez com que Mariluce se apegasse ao novo trabalho, mesmo desdobrando-se nos cuidados diários com o casal de filhos e a sua casa. E, na parceria com o marido, acabou descobrindo a paixão pela terra e a vontade de continuar evoluindo. Tanto que, interessada em aprimorar-se cada vez mais, participa dos eventos da Cocamar e passou a fazer parte de um grupo de empresárias rurais do norte do Paraná, com as quais se reúne periodicamente para a troca de informações.

Referência - Há cinco anos, a fazenda recebe a orientação técnica do engenheiro Jacson Bennemann, da Cocamar. Segundo ele, “a propriedade é uma referência regional pela atenção que dispensa ao solo e às novas tecnologias, seguindo às recomendações técnicas, o que se reflete nas boas médias de produtividade”.

Semeadura - No dia que em o Rally passou por lá, a semeadura da soja estava sendo finalizada e o restante da lavoura, de acordo com Bennemann, apresentava desenvolvimento satisfatório e dentro da normalidade.

Veja na TV - Assista a reportagem sobre a Fazenda Camargo de Anchieta no domingo (24/11), a partir das 9h, no Programa RIC Rural, apresentado pela RIC TV em todo o Paraná.

Sobre o Rally de Produtividade - Valorizar as boas práticas agrícolas é o objetivo do Rally Cocamar de Produtividade que conta com os seguintes patrocinadores: Spraytec, Basf, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet (principais), Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes, Cocamar TRR, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar (institucionais) e o apoio do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho do Estado do Paraná) e cooperativa Unicampo. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias