cabecalho informe

SICREDI: Experiências compartilhadas inspiram empoderamento feminino

Mulheres reais compartilhando histórias e experiências, narrando como a trajetória de vida, as escolhas, dificuldades e a persistência foram determinantes para o sucesso. Desta forma, o 3°Summit Comitês Mulher apresentou para mais de 200 participantes exemplos de inspiração para o desenvolvimento de lideranças femininas. O evento, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, nos dias 12 e 13 de novembro, em Curitiba, reuniu representantes dos Comitês Mulher desenvolvidos em 24 cooperativas que atuam nos três estado, encorajando mulheres a buscarem seu espaço no âmbito profissional.

Coragem e confiança - Logo na abertura do evento, a diretora executiva da Confederação Asiática de Cooperativas de Crédito (ACCU), Elenita San Roque, compartilhou a sua trajetória profissional relembrando que, ao se deparar com a oportunidade de liderança, chegou a duvidar se estava pronta. “É preciso ser corajosa e ter confiança. Quando aceitamos um cargo assumimos um propósito que é maior que nós mesmas e, no cooperativismo, temos essa oportunidade de mudar a vida das pessoas”, comentou - destacando também como a ACCU trabalha para o empoderamento político e econômico das mulheres visando a redução da pobreza.

Conquistas- Em seguida, o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, falou sobre as conquistas da instituição no quesito igualdade de gênero e as iniciativas focadas para o cumprimento do quinto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata do tema. “O sentimento é muito positivo pelo engajamento e principalmente pelo patrocínio da liderança nas cooperativas. O Sicredi está assinando o Pacto Global da Agenda 2030, da ONU, para darmos a nossa contribuição para igualdade de gênero”, destacou.

Estímulo - Espaço de liderança que a presidente da Sicredi Rio, Denise Damian, a presidente da Sicredi Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara, a diretora executiva da Sicredi Noroeste SP, Cassia Capriolli, e a conselheira de Administração da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Márcia Piatti, conhecem bem. Em suas falas, elas destacaram a importância do estímulo à participação da mulher no ambiente corporativo. “Cheguei até aqui graças a muita luta e perseverança. Nem sempre estava preparada, mas não me faltou coragem para assumir os desafios”, afirmou a Maura.

Bate-papo - O bate-papo mediado pela representante do Sicredi no Global Women’s Leadership Network (GWLN), Gisele Gomes, também contou com a participação da corredora Tatielle Carvalho. A atleta patrocinada pela Sicredi União PR/SP falou sobre sua história de perseverança com o esporte, que resultou na conquista do Sulamericano sub-23 e também a respeito dos objetivos dela para as próximas Olimpíadas.

Superação - Sentimentos de superação e persistência que também foram demonstrados pela presidente do grupo Europa de Purificadores de Água, Manuella Curti. Ainda durante o primeiro dia de evento, contou como enfrentou tristezas familiares e desafios profissionais no processo de sucessão da empresa, aos 26 anos. Iniciou sua fala relembrando uma provocação de seu pai, o fundador da Europa Purificadores de Água e grande inspirador: “Eles nunca vão te ouvir, minha filha. Você não é vendedora, você é jovem, você é mulher e ainda é bonita”. Relembrando essa provocação durante os anos que está à frente da empresa, Manuella foi demonstrando para o público como a busca pelo conhecimento, o tempo e a convivência foram fundamentais para conquistar respeito no meio empresarial.

Autoconhecimento e autoestima - Na abertura do segundo dia de reflexões, a jornalista e co-fundadora da Escola de Você, Natalia Leite, levantou a questão da autoestima para as mulheres. “As lideranças são aquelas pessoas que conseguem inspirar e motivar e isso só é possível com autoconhecimento e confiança”. Destacando a importância de repensar a maneira como meninos e meninas são educados, a comunicadora também falou sobre a necessidade de quebrar estereótipos e buscar conexões dentro e fora do círculo de trabalho.

Experiência colaborativa - Os convidados ainda puderam participar de uma experiência colaborativa, com o workshop ministrado pela diretora executiva da Coíris Transformação Humana, Heloisa Biscaia. Por meio de dinâmicas e interações, os participantes foram incentivados a exercer o dom da escuta e a refletir sobre o que vão levar da experiência vivenciada em Curitiba para as regiões onde atuam.

Reflexão - O presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, também fez uma reflexão durante o evento, que foi finalizado com a palestra do editor-chefe do site Papo de Homem, Guilherme Valadares, que ponderou sobre a sensibilidade ainda silenciada em muitos homens e a necessidade de encarar mudanças. “Os homens precisam ter autorresponsabilidade, agir de uma forma diferente dentro de casa, nas empresas e conversar mais. Acredito que agindo, mesmo que com pequenas atitudes, podemos mudar o mundo e torná-lo muito melhor para todos”, analisou.

Poesia - E, como última surpresa do evento, as convidadas foram homenageadas com uma poesia sobre as potencialidades e singularidades das mulheres, escrito e declamado pela poetisa Jaqueline Mancebo.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi)

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias