cabecalho informe

COCAMAR II: Rally visita a Expotec em Assaí (PR)

Centenas de alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo, de Assaí (PR), participaram, na sexta-feira e no sábado (dias 08 e 09/11), da Expotec, uma feira técnica e científica promovida pelo quarto ano seguido naquela cidade. Grande parte dos estudantes – que cursam agronegócio, eletroeletrônica, mecânica e edificação - é formada por filhos de produtores rurais, muitos deles associados da Cocamar, apoiadora do evento. Em visita à região na sexta-feira, o Rally Cocamar de Produtividade foi até lá.

Companhia - Na viagem a Assaí, o Rally foi acompanhado do gerente de Cooperativismo João Sadao e, na cidade, contou com o apoio do gerente da unidade da Cocamar, Gustavo Severiano, e do engenheiro agrônomo Augusto César Gasparetto.

Destaques - Milhares de pessoas passaram pela feira onde o aluno Sérgio Gomes Neves, de 19 anos, do terceiro ano de agronegócio, demonstrava a maquete de uma estufa para produção sustentável de frutas. Filho do produtor Jiovelino Neves, ele estuda pela manhã e ajuda os pais à tarde na propriedade onde residem e se dedicam a produzir grãos.

Estufa - Sérgio dividia o espaço com a colega Alessandra Flamia, de 16, que também mora na área rural, onde o pai Walmir e o avô Enildo são produtores de grãos. Além da tecnologia envolvida, como os controles automáticos, um dos destaques da estufa que eles idealizaram, segundo Alessandra, é a produção de variedades de melão e melancia de tamanhos menores.

Reciclagem - Reciclagem de papéis para a produção de embalagens destinadas a diversos fins, foi o trabalho a equipe que contou com a participação de Cecília Pereira da Silva, 19 anos, do segundo ano de agronegócio. Ela mora no sítio, onde o pai, Cícero, produz grãos.

Monitor de plantio - Sete estudantes do curso de eletroeletrônica, entre eles Gilmar Santos Júnior, de 34 anos, e Marco Antonio, de 19, trabalharam no desenvolvimento de um monitor de plantio que denominaram de Simp (Sistema Inteligente de Monitoramento de Plantio). “Facilita muito a vida do agricultor”, conta Gilmar, que se anima com a possibilidade de encontrar uma empresa interessada e colocar o produto em escala comercial.

Controle de voz - Outro aluno de eletroeletrônica, Gabriel Galassi, de 17 anos, apresentava aos visitantes o funcionamento de uma cadeira de rodas movida por controle de voz que já está sendo utilizada por alguns pacientes do Hospital do Câncer de Londrina. Morador na área rural, Gabriel também explicava aos interessados sobre um mecanismo de acionamento de iluminação e ar refrigerado de uma residência, por meio da internet.

Plantio direto - E, entre muitas outras atrações, Caio Caetano Odilon, de 15 anos, estudante de agronegócio, mostrava em companhia dos colegas os benefícios assegurados pelo plantio direto na palha, em contraponto ao modelo convencional. O pai dele, Valdeci, também é associado da cooperativa.

Potencial - Presente na solenidade de abertura da Expotec, na manhã de sexta-feira, o fomentador AgTech e ex-secretário estadual da Agricultura, George Hiraiwa, conversou com a equipe do Rally Cocamar. Segundo Hiraiwa, a feira está consolidada e, mesmo numa cidade pequena, de 17 mil habitantes, oferece muitas inovações, o que atribui à união do setor da educação com outros segmentos do município, incluindo a iniciativa privada. “É importante que empresas acreditem no potencial dessa garotada”, resumiu, elogiando a Cocamar por ser uma das parceiras do Ceep, onde será promovido no início de dezembro, pelo segundo ano consecutivo, um hackaton (maratona em que estudantes se prontificam a desenvolver soluções para desafios).  

Sobre o Rally Cocamar de Produtividade - São patrocinadores masters do Rally – que tem a finalidade de conhecer e valorizar as boas práticas agrícolas - as empresas Basf, Spraytec, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP. Patrocinam o circuito, também, Sancor Seguros, Texaco Lubrificantes, Cocamar TRR, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar. Apoiam a realização: Unicampo, Cesb e Aprosoja-PR. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias