cabecalho informe

SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS: Summit Mulher promove debate sobre empoderamento feminino

 

A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP promoveu, na noite do último dia 1º de novembro, a primeira edição do Summit Mulher, evento promovido com o objetivo de estimular o empoderamento feminino. 

 

Palestrantes - O Summit aconteceu no anfiteatro da UTFPR, em Pato Branco (PR), e contou com três palestrantes e a participação especial de Antonia Vaz, mais conhecida como vó Antonia, associada da cooperativa que, aos 107 anos, mantém uma vida ativa e se destaca pela disposição e bom humor. Em um vídeo gravado para a ocasião, Antonia falou sobre seu cotidiano, o prazer em andar de motocicleta e de avião, e sobre as transformações da mulher na sociedade ao longo de sua vida. 

 

Avanço - Antonia classificou como um avanço o fato de as mulheres não serem mais subjugadas ao pai ou ao marido, e terem hoje a liberdade de poder construir sua independência pessoal e profissional. Torcedora do Palmeiras, Antonia ganhou de presente da cooperativa uma camisa autografada pelos jogadores máster do clube.  

 

Arrecadação de alimentos - Além de promover o empoderamento feminino, o Summit Mulher também contribuiu para o Grupo de Apoio a Mama (Gama), por meio da arrecadação de alimentos para a casa de apoio mantida pela entidade, que abriga pacientes em tratamento do câncer e seus familiares. Também foram recebidos lenços, destinados a pacientes em tratamento da doença. O Coral Superação, ligado ao grupo Gama, se apresentou na abertura do evento. 

 

Experiências - O Summit Mulher contou com três palestrantes, que apresentaram ao público suas histórias de vida. Apesar de conviver com um hemangioma, a professora universitária e contadora Luciana Kele Dorini não deixou de realizar seus objetivos de vida. Aos 21 anos de idade, uma hemorragia quase pôs em risco sua participação na formatura do curso de ciências contábeis, solenidade em que seria a oradora da turma. Encorajada por uma amiga, Luciana esteve em sua formatura e representou seus colegas.

 

Desafios - A professora contou as participantes sobre os desafios que enfrentou ao longo da vida por conta dos tratamentos, e de como manteve o otimismo e a autoestima para seguir em frente e concretizar sonhos, como conhecer a Europa. Ela conta suas histórias no blog eutenhoumhemangiomaedai.com. 

 

Ascensão profissional - Também esteve no evento a diretora-executiva da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, Adriana Conceição Barros Mêes, que falou sobre sua trajetória e ascensão profissional. A diretora começou a trabalhar ainda adolescente como revendedora de cosméticos, foi frentista em um posto de combustíveis, participou da fundação da cooperativa e hoje ocupa um dos cargos mais importantes dentro da governança da instituição. 

 

Lideranças pública - Por fim, a deputada federal pelo Paraná, Leandre Dal Ponte, compartilhou sua história enquanto liderança pública, falou sobre a importância da participação da mulher na política e sobre os desafios de legislar em um ambiente ainda predominantemente masculino, como a Câmara dos Deputados.  

 

Carreira - Leandre foi secretária de saúde do município de Saudade do Iguaçu (PR), e fundadora de uma casa de apoio em Curitiba, que oferece abrigo para pacientes vindos do interior do estado em busca de tratamento para várias doenças. Em sua fala, ela destacou o trabalho das parlamentares mulheres. “No último mandato, entre mais de 500 deputados cerca de 50 eram mulheres. E ainda assim fomos as que mais produzimos”, relatou. 

 

Bate-papo - Após as apresentações, foi realizado um bate-papo entre as participantes e o público, mediado pela jornalista Adriana Loduvichak. (Imprensa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias