Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COPAGRIL: Estudantes de agronomia realizam visita técnica na cooperativa

 

 

cabecalho informe

COPAGRIL: Estudantes de agronomia realizam visita técnica na cooperativa

 

Os acadêmicos do quarto ano do curso de Agronomia da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, participaram na manhã desta quarta-feira (11/09) de uma visita técnica sobre os procedimentos de teste de germinação na Cooperativa Agroindustrial Copagril. Os 34 estudantes participaram de uma apresentação sobre a cooperativa e sobre os processos, visitaram o armazém sementeiro, acompanharam a coleta de amostras e também o teste realizado em laboratório, além de visitar a Estação Experimental onde são realizados os testes de germinação em campo.

 

Estrutura física e organizacional - O engenheiro agrônomo responsável pelo setor agronômico da Copagril, Paulo Brunetto, fez a apresentação da estrutura física e organizacional da cooperativa e explicou sobre as técnicas adotadas para os testes de germinação das sementes de soja. “Temos responsabilidade de passar aos cooperados sementes de qualidade, então realizamos os procedimentos de teste em todos os lotes de sementes”, explica ao falar das atividades que foram apresentadas aos acadêmicos, os quais tiveram a oportunidade de conciliar a teoria de sala de aula com a prática da cooperativa.

 

Tecnologia e Produção de Sementes - A visita faz parte da programação da disciplina de Tecnologia e Produção de Sementes ministrada pela professora Daniele Guarienti Rorato. “Conduzimos essa disciplina durante um ano letivo. Os alunos estudam todos os fundamentos básicos, desde a formação das sementes até os processos de laboratório e produção. Com a visita eles conseguem ver a teoria aplicada, assim materializar o conhecimento e adquirir experiências práticas”, explica a professora.

 

Prática profissional - Acompanhados pela responsável dos testes, engenheira agrônoma Thais Lengert, o grupo conheceu a estrutura organizacional da Copagril e teve uma apresentação da metodologia e processos de análise de germinação de sementes de soja usados pela cooperativa. Eles visitaram o armazém de sementes e acompanharam a coleta das amostras, também foram ao laboratório para verificar o modelo de teste em estufa e terminaram a visita em campo, com o teste de germinação em solo.

 

Mercado - Entre os estudantes estavam Julia Carolina Weizenmann e Vinicios Krug. Segundo Julia, a conciliação entre teoria e prática é fundamental, combinando o que foi aprendido em sala com as atividades práticas. “Importante para compreendermos o funcionamento de uma grande empresa, como é o recebimento, armazenamento e coleta, assim entender como é no dia a dia porque é para cá que viremos e precisamos estar preparados para o mercado”, destaca a acadêmica.

 

Agregação - Conforme Vinicios, o conteúdo teórico é trabalhado em sala e na visita os estudantes podem acompanhar a realidade do campo e aquilo que é vivenciado pelo produtor. “Usamos a experiência adquirida, aplicamos o conhecimento e na visita entendemos os procedimentos na prática, de modo que tudo soma-se a nossa realidade e agrega na formação profissional”, comenta. (Imprensa Copagril)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias