Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GESTÃO DE RISCOS: Ministério da Agricultura e CNA atualizam o Guia de Seguros Rurais

 

 

cabecalho informe

GESTÃO DE RISCOS: Ministério da Agricultura e CNA atualizam o Guia de Seguros Rurais

 

gestao risco 21 08 2019O Guia de Seguros Rurais, publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi atualizada e o conteúdo digital já está disponível no site do Mapa. O objetivo principal da publicação é proporcionar conhecimento aos produtores e demais agentes de interesse do setor agropecuário sobre os produtos de seguros agropecuários disponíveis no mercado brasileiro.

 

Elaboração - O guia foi elaborado com a participação de entidades que representam o setor produtivo e das seguradoras que atuam no mercado. O documento teve sua primeira versão publicada em 2016 e, neste ano, passou por uma revisão e ampliação.

 

Novidades - A nova versão traz novidades como a inclusão de informações mais detalhadas sobre o funcionamento dos produtos de seguro para florestas, café, frutas, hortícolas, bovinocultura e aquicultura. Há também informações sobre modalidades de seguro, tendo como novidade o seguro paramétrico, que foi aprovado este ano na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Este seguro, também chamado de Índices Climáticos, é calculado com base no valor esperado pelo cliente a ser obtido com a produção. Trata-se de um produto que considera as oscilações dos parâmetros climáticos, como temperatura e precipitação.

 

Lista - O guia também traz a lista completa das 14 companhias seguradoras credenciadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), informando regiões e atividades ofertadas de seguro rural. Além disso, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), estudo indicativo do calendário de plantio ou semeadura das culturas, indispensável para a contratação do seguro e, consequentemente, o recebimento da indenização, também ganhou capítulo próprio no guia.  

 

Proteção - “Os seguros rurais representam um importante mecanismo de proteção para que os produtores possam investir em suas atividades com segurança, mesmo se ocorrerem adversidades climáticas. Mas, para que possam ter acesso a uma proteção adequada, é importante que os agricultores conheçam as opções disponíveis no mercado, as coberturas oferecidas, os critérios de apuração dos prejuízos e indenizações, os riscos excluídos e os procedimentos que devem ser adotados quando ocorrerem sinistros”, observa o diretor de Gestão de Risco da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola.

 

Exemplos - Segundo a assessora técnica da Comissão de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, o guia apresenta também exemplos de contratação de seguro agrícola e cálculos de indenização. "O guia tem um papel importante de disseminação da cultura de seguros rurais aos produtores, mas também serve aos corretores de seguro e gerentes de instituições financeiras e profissionais interessados em gestão de riscos”, finaliza. (Mapa)

 

Clique aqui para acessar a nova versão do Guia de Seguros Rurais

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias