cabecalho informe

FRÍSIA: Agro+Lean discute transformações realizadas na gestão das propriedades rurais

 

A Frísia Cooperativa Agroindustrial foi a anfitriã do Agro+Lean, encontro anual que visa a troca de experiências sobre a gestão em propriedades rurais. O evento reúne produtores, consultores e profissionais ligados ao agronegócio de todo o Brasil. Estiveram presentes 380 pessoas, sendo 70% de outros estados do País.

 

Tema - O tema desta edição foi “O agronegócio do futuro: pessoas mobilizadas para melhorar, todos os dias”, e mostrou a importância do engajamento das pessoas envolvidas no processo para o sucesso do negócio. O diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, considerou um orgulho receber o evento. “Ser a primeira cooperativa a receber o evento, fora de Piracicaba, nos engrandece. O conteúdo nos traz muita discussão sobre a forma como precisamos encarar os nossos negócios, seja dentro da cooperativa como também junto aos nossos cooperados. Termos gestão profissional vai fazer cada vez mais parte das nossas vidas”, destacou Greidanus.

 

Filosofia - O gerente de Pecuária da Frísia, Mauro Souza, lembrou a importância da filosofia empregada na gestão das propriedades. “O grande reflexo vem da mudança de comportamento das pessoas, onde cada um começa a entender o seu papel no negócio e a montar equipes que caminham por si só, não necessariamente ter alguém gerenciando o processo o tempo todo”.

 

Programa Master - Feito em parceria com a Clínica do Leite, junto ao Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a Frísia aplicou o programa Master Dairy Administration (MDA), que estabelece diretrizes para administração das propriedades, levando em consideração princípios de qualidade e motivação de equipe. Os assistentes-técnicos da cooperativa são treinados para detectar pontos de melhoria com base na coleta de dados fornecida pelos produtores, que também passam por uma capacitação.

 

Modelo de gestão - O MDA é um modelo de gestão criado pelo Prof. Paulo Fernando Machado para negócios agropecuários, com base na filosofia lean. Para difundir seu sistema em todo o País, Machado fundou o movimento “Agro+Lean”, para promover programas de formação, projetos estratégicos e o evento anual.

 

Origem e filosofia do programa - A filosofia lean revolucionou a forma de gerenciar a indústria manufatureira, gerando produtos melhores, de forma mais rápida e mais barata. A metodologia é baseada nos trabalhos de Walter Andrew Shewhart, físico, engenheiro e estatístico americano, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade", e nos princípios gerenciais criados por William Edwards Deming, estatístico conhecido por difundir a melhoria de processos produtivos no Japão.

 

Diferencial - “Toda a empresa que tem experimentado a filosofia lean em seus negócios tem se diferenciado, tem conseguido ambientes melhores de produção, mas, principalmente, equipes mais felizes, e isso tem feito muita diferença para a Frísia”, conclui Souza.

 

Aplicação - O Agro+Lean é dedicado a discutir a aplicação da filosofia lean na gestão de negócios agropecuários. Com palestras, painéis e fóruns, serão apresentadas as práticas, conquistas e desafios vivenciados por fazendas e empresas de diferentes portes e regiões, que buscam a melhoria contínua de seus sistemas de gestão. 

 

Atividades - As atividades se estenderam até a manhã de sexta-feira (07/12), quando foram realizadas as visitas a fazendas produtoras de leite de cooperados Frísia. As visitas tiveram como objetivo observar na prática a aplicação do MDA.

 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). (Imprensa Frísia)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias