free site maker

TODOS CONTRA
O CORONAVÍRUS

#EuCoopero

As principais informações sobre a covid-19
e o cooperativismo paranaense

notícia

Toda semana, uma seleção das principais notícias veiculadas no Portal PR Cooperativo sobre o assunto, para manter você atualizado

rádio

Aqui você tem acesso ao
giro covid-19, que reúne as principais entrevistas e matérias da Rádio PR Cooperativo dos últimos dias

vídeo

Na TV PR Cooperativo, uma playlist exclusiva do assunto, com entrevistas, depoimentos e vídeos do Sistema Ocepar, das cooperativas e lideranças

publicação

Uma edição especial da Revista PR Cooperativo abordando sobre a covid-19 entre outras publicações com objetivo de orientar sobre o assunto 

PREVENÇÃO

Como você pode se proteger?

1

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

2

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

3

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

4

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto. 

5

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

6

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

7

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

8

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

9

Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

               fonte: Ministério da Saúde


NOTÍCIA

As transformações nas relações de trabalho são tema de Fórum

As relações de trabalho em tempos de pandemia foram o tema tratado, na manhã desta quinta-feira (26/11), no Fórum Trabalhista Internacional promovido pela Fecoopar, em parceria com a ABDConst. Para trazer uma visão de como outros países enfrentaram o problema do vírus, o evento contou com representantes do Uruguai, Estados Unidos e Espanha.

O problema não é a mudança, mas a rapidez com que ela acontece, diz Clóvis de Barros Filho

Inove no sentido de querer mais e mais. Esta mensagem pontuou a palestra do professor Clóvis de Barros Filho, no Encontro Estadual de Agentes, realizado na sexta-feira (20/11), por meio do Microsoft Teams. Com seu bom humor característico, domínio das palavras e clareza de ideias, ele falou sobre "Mudança: Um Convite à Realidade".

"Sociedade não é mais centrada na produção de bens materiais", diz Paula Abbas

"Como as tendências evoluem ao longo do tempo" foi o tema da palestra da professora Paula Abbas, durante o Encontro Estadual de Agentes, na última sexta-feira (20/11). “É um desafio falar em tendências, por isso que estamos aqui, para trocar o medo por coragem. Falar em tendências é falar dos movimentos que nos levam de um lugar a outro”, disse.

Você pode acessar essas e outras notícias
no Informe Paraná Cooperativo


RÁDIO

  • PALESTRA DE PROFESSOR CLÓVIS DE BARROS FALA SOBRE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS PROVOCADAS PELA PANDEMIA: Ouça, relembre, aprenda com a palestra na integrada do professor Clóvis de Barros. Para quem não teve a oportunidade de participar do Encontro de Agentes, é uma oportunidade de aprender com um dos principais pensadores contemporâneos. Inove no sentido de querer mais e mais. Esta mensagem pontuou a palestra do Professor Doutor Clóvis de Barros Filho, um dos grandes momentos do "Encontro Estadual de Agentes". Ocorrido virtualmente em 20/11, por meio do Microsoft Teams, Clóvis de Barros Filho falou sobre "Mudança: Um Convite à Realidade". O Professor também lamentou, de uma maneira bem humorada, o fato do encontro não poder ser presencial, devido à pandemia. Ouça aqui!
  • COMO A CRESOL E A C.VALE ADAPTARAM SEUS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO E MANTIVERAM OS TRABALHOS DURANTE A PANDEMIA: José Carlos Vandresen é Gerente do Cresol Instituto. Durante o "Encontro Estadual de Agentes", promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, no dia 20/11, pela plataforma Teams, da Microsoft, ele apresentou o case "Juventude Conectada Cresol", projeto da cooperativa de crédito que encarou e venceu os desafios impostos pela pandemia do coronavírus. Já Mirna Fúrio, assessora de Cooperativismo da C. Vale, contou como os trabalhos com os Núcleos Femininos foram reinventados durante a pandemia da Covid-19. Ouça aqui!
  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA LAR E PROJETO E-LEARNING DA UNIMED CASCAVEL MOSTRAM QUE COOPERATIVISMO NÃO PAROU, POR CONTA DA PANDEMIA: O "Encontro Estadual de Agentes", evento ocorrido virtualmente em 20/11, pelo Microsoft Teams, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, trouxe cases de cooperativas paranaenses na área de desenvolvimento cooperativo. O objetivo foi mostrar como as cooperativas enfrentaram a mudanças de cenário, por conta da pandemia, dando continuidade aos projetos de formação. Fabiane Bersch, Gerente de Gestão de Pessoas da Lar, apresentou a todos a criação da Lar Universidade Corporativa. A contribuição do E-Learning no desenvolvimento da gestão por competências foi o case apresentado pela Coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel, Rozinha de Souza Campos Filha. Ouça aqui!

Você pode acessar esses e outros áudios
na Rádio Paraná Cooperativo


VÍDEO


Entrevista com o Presidente

Ricken fala sobre o papel do cooperativismo neste momento, as preocupações com o desabastecimento, a articulação com o governo, as medidas adotadas para o setor não parar, a intercooperação, ramos do cooperativismo afetados, as medidas protetivas adotadas para preservar a saúde e o bem-estar dos funcionários, a comunidade e o trabalho remoto adotado pelo Sistema Ocepar.




Campanha Eu Coopero #1

Primeira edição da campanha de valorização do trabalho de centenas de lideranças, cooperados e colaboradores que continuam trabalhando paraque o setor não pare.




Campanha Eu Coopero #2

Segunda edição da campanha de valorização do trabalho de centenas de lideranças, cooperados e colaboradores que continuam trabalhando paraque o setor não pare.

Esses e outros vídeos estão disponíveis em nossa playlist
na TV Paraná Cooperativo


PUBLICAÇÕES



Revista Paraná Cooperativo nº 180
Uma edição especial abordando sobre as principais ações e medidas de prevenção sobre a Covid-19 e os reais impactos da pandemia nas cooperativas e no Estado.

Desde 2004, a Revista Paraná Cooperativo é um canal de interatividade com a opinião pública, com pautas que abordam e colocam em debate os temas de interesse do setor. Para conhecer outras edições, clique aqui

Mobirise



Home Office: dicas para uma adaptação positiva 
O guia traz informações sobre essa nova forma de trabalho que tem demandando rapidez na adaptação, um tipo de passo-a-passo que nos conduz a uma nova rotina cheia de desafios e aprendizados. Além disso, também apresenta orientações voltadas à construção de hábitos saudáveis e funcionais, como a definição de horários, criação de uma rotina de tarefas e cuidados básicos como levantar da cadeira a cada 60 minutos, alongar a musculatura e tomar água. 

Mobirise



Protocolo de Orientações para Recebimento e Expedição da Safra 
Uma cartilha com orientações de segurança e prevenção à covid-19, com o objetivo de evitar a transmissão do coronavírus dentro das estruturas das cooperativas paranaenses e dar segurança aos cooperados, colaboradores e público em geral durante a movimentação da safra. 

Além da cartilha, alguns materiais de comunicação visual foram disponibilizados para download, que podem ser utilizados pelas cooperativas nas áreas de recebimento e expedição da safra. Para conferir, clique aqui.

Mobirise

COMITÊ

Em atenção às recomendações das autoridades sanitárias e às ações que vem sendo adotadas pelas Cooperativas do Paraná, o Sistema Ocepar, com objetivo de manter o compromisso de agir com segurança, transparência e tranquilidade, que é necessário nesse momento, decidiu pela constituição do Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 (Coronavírus), composto pela Diretoria Executiva, coordenação de Gestão Estratégica e Comunicação Social, com assessoramento jurídico e colaboração da CIPA.

O objetivo do comitê é acompanhar, receber, avaliar e comunicar o Sistema Ocepar e seus públicos em relação às informações mais recentes sobre a disseminação e as precauções da Covid-19 (Coronavírus) no Brasil.

Clique aqui para acessar os comunicados emitidos, atualizados diariamente.

José Roberto Ricken
Presidente do
Sistema Ocepar

Nelson Costa
Superintendente
da Fecoopar

Leonardo Boesche
Superintendente
do Sescoop/PR

Robson Mafioletti
Superintendente
da Ocepar

Neuza Oliveira
Coordenadora da Assessoria Executiva

Alfredo Kugeratski
Coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR

Samuel Milléo Filho
Coordenador de Comunicação
Social do Sistema Ocepar

DÚVIDAS FREQUENTES

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19.

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar.

O coronavírus, que provoca a COVID 19, pode ser transmitido de uma pessoa para outra. A transmissão pode ocorrer através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A transmissão também pode ocorrer através de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto, como por exemplo beber no mesmo copo que um portador do vírus.

As máscaras faciais são recomendadas para o público em geral porque ajudam a conter gotículas que contenham qualquer tipo de vírus, incluindo a Covid-19.

Um período de incubação é o tempo entre ser infectado e o início dos sintomas da doença. As estimativas atuais sugerem que os sintomas do COVID-19 geralmente aparecem em cerca de cinco dias ou menos na maioria dos casos, mas o intervalo pode estar entre um e 14 dias.

fonte: Ministério da Saúde

FALE COM A GENTE

© Copyright 2019 Mobirise - All Rights Reserved