Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Cooperativas também apóiam campanha para redução no consumo de água

Com o nível dos reservatórios da Região Metropolitana de Curitiba abaixo dos 30%, novas medidas de redução do consumo de água foram implantadas no Paraná, que vive a pior crise hídrica dos últimos 50 anos. O cenário, que já era crítico há dois meses, piorou e levou a Sanepar a adotar um novo formato de rodízio. As casas de Curitiba e Região Metropolitana devem ficar 36 horas com abastecimento de água normal e outras 36 horas sem água. A Campanha Meta 20 também propõe que a população economize 20% no consumo de água.

Nesse cenário, as indústrias, em especial as cooperativas, assumem um papel importante. Na Alegra, por exemplo, a crise no abastecimento só não afetou a produção porque toda a água utilizada é captada e tratada em uma estação própria. Apesar disso, a busca por formas de gerir melhor o uso da água e também evitar desperdícios é diária.

De acordo com o Supervisor da Estação de Tratamento de Águas e Efluentes da Alegra, Rogério Rodrigues Penaroti, gráficos são usados para monitorar em tempo real o volume de consumo na fábrica. Ele também lembra que a cooperativa apresentou novos projetos para gerar mais economia e também nos processos de reutilização de água no setor. Além disso, de acordo com o gestor, a indústria pretende aplicar uma ferramenta pioneira na área.

A Alegra é uma indústria de suínos que nasceu do bem sucedido projeto de intercooperação entre Frísia, Capal e Castrolanda, que deu origem à Unium.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn