Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Coopavel lamenta morte do fundador e ex-presidente Roberto Wypych

O anúncio da morte do agropecuarista Roberto Wypych, na manhã desta quarta-feira, 18, aos 92 anos em Anápolis (Goiás), foi recebido com tristeza por diretores, associados e colaboradores da Coopavel Cooperativa Agroindustrial. Wypych construiu uma história de trabalho e dedicação nos anos iniciais da cooperativa e foi um dos mentores da Cotriguaçu.

Para o atual presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, as lições de Roberto Wypych não serão esquecidas. "Foi um grande homem e ser humano. Um empreendedor dedicado e impactado pelas causas do bem. Ele fez história na Coopavel e consolidou a sua trajetória como líder e entusiasta do cooperativismo. Temos uma imensa dívida de gratidão com ele", afirma Dilvo. "O Roberto deixa exemplos e uma grande obra", complementa.

Nascido em Cruz Machado, Wypych comandou a Coopavel por cinco anos, de 1974 a 1979. Era o mais velho de quatro irmãos filhos de poloneses. Teve uma infância difícil. Chegou a ser morador de rua, engraxate e conquistou a grande oportunidade de sua vida ao entrar para o colégio militar. Já no Oeste do Paraná, Roberto Wypych construiu uma trajetória de sucesso.

Além de sócio-fundador e segundo presidente da Coopavel, seria presidente da Cotriguaçu, o braço logístico de cooperativas instaladas na região. Ele chegaria a vice-presidente da Ocepar. Uma das contribuições de Wypych para o agronegócio brasileiro foi ter ajudado, a partir de recomendações feitas ao BNDES, na liberação de financiamentos a projetos rurais em várias regiões do País.

Líder cooperativista dos mais respeitados, Wypych teve a sua história recentemente imortalizada em livro. Uma das homenagens mais importantes que recebeu foi em 2011, o Título de Cidadão Honorário de Cascavel.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn