Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Estarmos juntos, apesar das diferenças: a conexão que é capaz de nos salvar


O prato delicioso de tilápia que preenche a mesa, o ambiente agradável da hamburgueria que a família adora frequentar, o hotel que você estava programando para se hospedar e aproveitar as férias, a universidade que você sonhava em se formar. Se teve algo que a pandemia do coronavírus fez a gente compreender é que nós não temos o controle de tudo e que estamos todos imensamente conectados apesar de sermos tão diferentes. E só essa conexão é capaz de nos salvar. O mais novo projeto da Sicredi Aliança PR/SP quis evidenciar: as histórias de superação de quem passou pela pandemia nas pequenas cidades, aquelas que nem sempre são retratadas na mídia tradicional. Por isso, nasceu o "Marcas: Histórias Conectam", e quem vai contar mais detalhes pra gente sobre esse trabalho é o Assessor de Comunicação da coop, Evandro Muro.

Ouça aqui!

Integração porto-ferrovia foi tema de debate


Com os avanços do projeto de expansão da malha ferroviária para o transporte de cargas pelo Estado do Paraná, o setor produtivo está de olho em outra ponta da cadeia logística: o porto. O potencial de movimentação dos portos paranaenses, nos mais diversos segmentos, foi tema de um encontro, em 16/09, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Fiep, em Curitiba, e que reuniu o Governo do Estado, a iniciativa privada e o Governo Federal. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos também têm se preparado para todo esse avanço na infraestrutura do Estado.

Ouça aqui!

Pedido de vista suspende julgamento do marco temporal no Supremo


Um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu hoje (15) o julgamento do processo no qual a Corte analisa a tese do marco temporal para demarcações de terras indígenas. Não há prazo para retomada do julgamento. O placar do julgamento está empatado em 1 a 1. Na sessão desta tarde, o ministro Nunes Marques votou a favor da tese. Na sessão anterior, o relator do caso, ministro Edson Fachin, manifestou-se contra o marco temporal.

Ouça aqui!

Como associados de coop de crédito podem contratar financiamentos pelo Banco do Agricultor?


O Sicredi está credenciado para realizar financiamentos por meio do Banco do Agricultor Paranaense em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE. O programa lançado pelo governo do estado tem como objetivo alavancar investimentos para a promoção da inovação tecnológica no campo, além do fomento ao desenvolvimento regional e geração de emprego e renda. Gilson Farias, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, explica os principais diferenciais e as regras dessa modalidade.

Ouça aqui!

O desafiador caminho na luta contra o cigarro


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fumar é a principal causa de morte evitável no planeta. Mas se tem alguém que sabe muito bem da quantidade enorme de substâncias tóxicas que o cigarro contém (cerca de 4.720), bem como da dependência que a nicotina causa, é justamente o fumante. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 10% deles chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos. O Pneumologista Irinei Melek, cooperado da Unimed Curitiba e Presidente da Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia (APPT), explica que o tabagismo já é considerado um transtorno mental e comportamental.

Ouça aqui!