Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GESTÃO: Terceiro Seminário Compliance.Lab é realizado com profissionais de vários ramos do cooperativismo paranaense

 

 

cabecalho informe

GESTÃO: Terceiro Seminário Compliance.Lab é realizado com profissionais de vários ramos do cooperativismo paranaense

O Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), promoveu, na tarde desta quinta-feira (16/09), o 3º Seminário Compliance.Lab das Cooperativas do Paraná. Participaram mais de 30 profissionais de cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde e trabalho. Ao abrir o evento, realizado virtualmente, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, explicou que o seminário é um momento de troca de experiência muito rico, pois possibilita o compartilhamento do que vivenciamos no dia a dia.

Case - A supervisora de Compliance da Cooperativa Castrolanda, Adrielle Oliveira, apresentou o case “Cultura C Castrolanda”, demonstrando que a ética e a transparência estão presentes nos valores da cooperativa há 70 anos. “Compliance tem a ver com ser correto. Tem a ver com cultura. Pensando nisso, denominamos nosso Programa de Compliance como Cultura C Castrolanda. A construção do programa iniciou em 2018 de forma compartilhada. Em 2019, iniciamos a jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, que contribuiu para o aprimoramento e fortalecimento das práticas de compliance desenvolvidas pela cooperativa”, relatou. Além de dividir com os demais participantes do evento as experiências e os desafios enfrentados na jornada, Adrielle deixou algumas dicas de sucesso, destacando o apoio da alta administração como essencial e da necessidade de conhecer o nível de maturidade das práticas de compliance da cooperativa.

Essências - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, frisou que Compliance é importante para o desenvolvimento do cooperativismo e a Castrolanda está dando passos à frente e caminhar à frente é um desafio. “Compliance é integridade e conformidade, essas são essências presentes nos princípios e valores do cooperativismo.”

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias