cabecalho informe

INTEGRADA: Profissionais da cooperativa são premiados em treinamento nacional da Basf

Um novo conceito de atendimento ao produtor rural extrapola a simples visita às propriedades. Hoje, o agrônomo e o técnico agrícola são agentes de entrega de toda a tecnologia e inovação que as corporações desenvolvem em benefício de produtividades melhores e rentabilidade maior e estável.

Protagonismo - O fator humano ganhou protagonismo nesse cenário. Não basta apenas o conhecimento acadêmico. É preciso acompanhar a movimentação do produtor, que está conectado em busca de informação passível de ser transformada em eficiência, com redução de custos.

Programa - A Basf entendeu esse processo e a força potencial das cooperativas do agronegócio no Brasil. Nesse segmento, lançou o Programa Cooperar. A iniciativa é abrangente e se propõe a capacitar as cooperativas agrícolas do Brasil, ajudar no desenvolvimento sustentável de seus negócios e fidelizar os cooperados.

Projetos - Entre os projetos ativados nesse programa está a plataforma Coopertec, com cursos on-line voltados especificamente para a área técnica das cooperativas. Os participantes são agrônomos e técnicos agrícolas, de campo e de balcão. Eles acessam conteúdos sobre soja, milho e outras culturas. Mas, também recebem material ligado ao marketing, com orientações que fortalecem as argumentações de venda, com base na relação interpessoal.

Integrada - A Integrada é uma das parceiras no projeto. Já no primeiro ciclo do curso, relativo à safra 19/20, mais de 80 colaboradores se inscreveram. Eles integraram os 2.500 profissionais de cooperativas de todo o país a participar do treinamento.

Premiação - E, como fator surpresa, a Basf estabeleceu uma premiação para os melhores desempenhos no curso. Com o limite de 50 contemplados. As recompensas foram um iPad da Apple 8ª. geração, e um troféu de reconhecimento, com o nome do premiado, do curso e da Basf. Além do acúmulo de conhecimento profissional e crescimento pessoal.

Entre os Top 50 Coopertec - Para satisfação do time da Integrada, quatro colaboradores ficaram entre os 50 primeiros colocados no primeiro Coopertec da Basf.

Terceiro lugar geral - O 3º lugar na classificação geral foi para o agrônomo Vinícius de Oliveira Martins. Hoje, ele é o coordenador de insumos da Integrada, responde pela compra de sementes de milho para a cooperativa e pela venda externa de sementes de soja.

Experiência - Até 2020, o profissional estava na regional Ubiratã, no Oeste do Paraná, de onde acessou a plataforma Coopertec. Vinícius descreve o curso como “uma experiência dinâmica e original, ao unir conteúdos sobre soja, milho e trigo, e enriquecer a capacitação com dados sobre cana de açúcar e feijão, por exemplo”.

Diferencial - Para o agrônomo e coordenador da Integrada, o módulo sobre o relacionamento interpessoal foi um diferencial, e despertou os participantes para a importância do cuidado no contato direto com o produtor. “Recebemos orientação sobre como estabelecer um vínculo que produza a fidelização do cooperado, foi muito produtivo”, ressalta Vinícius.

Diversidade de módulos - O agrônomo Marcelo Rossato Bercelini, que atende cooperados de Marialva, ligada à regional Maringá, ficou com a 6ª colocação no ranking do curso da Basf. Ele foi atraído pelo Coopertec da Basf pelo teor diversificado dos módulos.

Consumidor de conteúdo - “Sou um consumidor de conteúdos e me agradou o formato de base técnica e o fácil acesso aos recursos da plataforma”, comenta. Marcelo também observou que os temas ultrapassaram as questões agronômicas. “Em relação ao trigo, por exemplo, foram disponibilizados panoramas sobre sanidade do cereal, produção e mercado em nível mundial. Além disso, havia informação disponível sobre outras culturas, como tomate e batata, e outras, que agregam conhecimento”, acrescentou o agrônomo de Marialva.

Auxílio - Marcelo relatou que a plataforma auxiliou na solução de um problema no trigo de um cooperado. “A lavoura apresentava um problema, que eu e o cooperado estávamos concentrados na solução, mas não estava fácil. Nos módulos, se propunha uma estratégia de manejo diferente daquela que estávamos adotando. Decidimos implantar a ação alternativa e resolvemos. Foi uma aplicação prática das tecnologias apresentadas, antes mesmo da conclusão do curso. Muito satisfatório”, comemora.

Marketing - Quanto ao módulo de marketing, o agrônomo destacou as palestras disponibilizadas. “Grandes profissionais indicaram ferramentas para aprimoramento das relações interpessoais com o produtor, com os colegas de trabalho, e nossa própria organização de trabalho. Aproveitei todas as aulas”.

Surpreso - Marcelo disse que ficou surpreso com a colocação no Coopertec da Basf. “Eu não sabia que havia uma avaliação em andamento. Fiz pelo conhecimento a ser adquirido. Mas, é gratificante ser reconhecido. E, o iPad 8 tem Excell e outras ferramentas muito úteis no trabalho a campo”, completa.

Atrativos do curso - O agrônomo Patric Trentin Nava, é coordenador técnico da regional Goioerê, e ficou classificado em 10º. lugar no curso da Basf. O conteúdo multidisciplinar atraiu o profissional para o curso. “A possibilidade de receber treinamento em relacionamento interpessoal, abordagem de vendas, visão organizacional e outros foi um atrativo do curso. Com a complementação da reciclagem em aspectos agronômicos, gostei muito”.

Avaliação de desempenho - Patric disse que não sabia que havia uma avalição de desempenho para posterior classificação e premiação. “Meu interesse foi profissional, mas foi muito bom receber a classificação e o prêmio”, comemora.

Aplicação - O coordenador técnico acrescenta que já aplica os conhecimentos adquiridos no curso. “A abordagem ao cooperado deve ser feita em horário adequado, sem exigir muito tempo dele, especialmente em períodos críticos, como plantio e colheita, buscar empatia com o produtor, são algumas práticas bastante eficientes”, relata Patric.

Fechando a régua - O agrônomo Fausto Henrique Baio, da regional Bandeirantes, fechou a régua dos melhores desempenhos do primeiro Coopertec Basf. Entre 2.500 participantes, ele foi o 50º. classificado. Fausto atende produtores em Itambaracá e diz que decidiu fazer o curso com o objetivo de reciclagem profissional. “Procuro me manter atualizado porque o agronegócio está evoluindo muito rápido. E, nessa plataforma acabei encontrando mais do que esperava”, comenta.

Úteis - Para o profissional, foram bastante úteis as informações diretamente ligadas a soja, milho e trigo, principais culturas na região da Integrada. “E, como bônus, recebemos conteúdos sobre cana de açúcar, por exemplo, tanto sobre a cultura como sobre o mecanismo de ação de produtos indicados para o setor. Ainda, foram liberados materiais informativos sobre hortaliças e outras culturas, muito completo”, avalia Fausto.

Disponíveis - O agrônomo acrescentou que ainda estão disponíveis conteúdos de marketing, inclusive, sobre relacionamento interpessoal e técnicas de negociação. “A abordagem ao produtor foi um ponto muito importante abordado no curso, útil para sempre”, reforça Fausto.

Surpresa - Sobre a classificação e a premiação, foi uma surpresa para o profissional. “A gente busca qualificação profissional e pessoal. Os prêmios foram uma boa notícia a mais”. Ele diz que o iPad 8 é compartilhado por toda a família. “Minha esposa é professora e o iPad tem ajudado no preparo de aulas e outras atividades. Até minha filha faz uso dele na escola. E, eu levo para o campo e acesso mapas da área, o que dá suporte fantástico na agricultura de precisão”, diz.

Estímulo - O agrônomo Fausto estimula os colegas de profissão e outros profissionais da área a apostarem mais em cursos de capacitação. “Acreditar na reciclagem on-line é enxergar à frente, é estar conectado e integrado aos novos modelos de difusão de conhecimento”.

Comportamento promissor - A Basf direcionou 4 profissionais para atendimento exclusivo à Integrada. O RTV – responsável técnico de vendas, da corporação multinacional, Paulo Henrique Correa, destaca o desempenho positivo dos colaboradores da Integrada. “São ativos humanos que representam o que a Basf preconiza como profissionais. Além disso, extraíram do curso tudo o que nossa empresa planejou como resultado. Eles entregam para a cooperativa não só conhecimento, mas um comportamento desejável e altamente promissor no segmento”.

Comemoração - O gerente técnico da Integrada, Wellington Furlaneti, comemora a performance dos profissionais da cooperativa na capacitação da Basf. “O desempenho dos participantes foi espontâneo, pois eles não tinham conhecimento de que havia uma avaliação e premiação. Esse aspecto reforça nossa satisfação em perceber a alta qualificação do time da Integrada”, avalia Wellington.

Alteração - Com a mudança de programação em praticamente todas as atividades, em nível mundial, motivada pela pandemia de Covid-19, o planejamento para o encerramento do curso Coopertec da Basf também foi alterado. A premiação foi individual, com a entrega do troféu e do iPad 8 pelos representantes da multinacional, somente agora. Sem aglomeração, como exigem os protocolos de saúde, apenas com a presença dos contemplados e seus gestores.

Segundo ciclo- O segundo ciclo do Coopertec Basf, safra 20/21, também já foi realizado. Mais de 70 profissionais da Integrada participaram. O curso está na fase classificatória dos 50 melhores ranqueados. A premiação ainda será individual, dentro dos protocolos de segurança para Covid-19.

Terceiro ciclo - E, já está em andamento o 3º. ciclo, a terceira turma a frequentar as aulas on-line do Coopertec, relativo à safra 21/22. A inscrição do time Integrada soma mais 73 profissionais participando.

Evento presencial  - Paulo Henrique, da Basf, adianta que a empresa planeja organizar um evento presencial para entrega dos prêmios dessa terceira edição do Coopertec, caso os protocolos de segurança da saúde permitam. “A diretoria da Basf espera reunir os top 50 Brasil do Coopertec em São Paulo, em 2022. Vamos pensar positivo e manter a prevenção, para que a festa de reconhecimento pela qualificação dos profissionais seja possível, pois todos merecem”, finaliza. (Imprensa Integrada)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias