Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO INSTITUCIONAL I: 84º evento virtual é realizado com representantes da Cootramil

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL I: 84º evento virtual é realizado com representantes da Cootramil

O Sistema Ocepar promoveu, na tarde desta terça-feira (20/10), a 84ª reunião institucional virtual com a participação da diretora vice-presidente da Cooperativa dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Londrina (Cootramil), Fátima Aparecida Teotônio, e da gerente administrativo e coordenadora de Qualidade, Angélica Elaine Cuellar. Elas acompanharam a apresentação do cenário econômico-financeiro da cooperativa, por meio de indicadores e comparativos com outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo e região. Os dados foram levantados pela coordenadoria de monitoramento da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo (Gecoop), do Sescoop/PR, com base em informações repassadas pela própria Cootramil.

Cooperativa - Com sede em Londrina, no Norte do Paraná, a Cootramil é uma das 37 cooperativas do ramo transporte registradas no Sistema Ocepar. Ela possui frota de 68 veículos, entre carretas e trucks, destinados a transportar especialmente grãos e defensivos agrícolas. A cooperativa possui 76 cooperados, seis funcionários e faturou R$ 11,4 milhões no ano passado. A expectativa é de que a receita se mantenha nesse patamar em 2020. A gerente da Cootramil explicou que o presidente Antônio Cláudio Lindo e demais membros da diretoria não puderam participar da reunião pois estavam na estrada, realizando o trabalho de transporte de cargas.

Pandemia - De acordo com Angélica, a pandemia não afetou as atividades da Cootramil. “Nós temos uma grande ligação com o setor agropecuário, por isso não paramos. Tivemos que nos moldar pois nosso quadro de funcionários é enxuto. Para nós, esse ano está sendo bem atípico”, disse. Por outro lado, ela relatou que houve aumento da sinistralidade, por conta do roubo e de várias tentativas de subtração das cargas de defensivos agrícolas, o que levou os cooperados a precisar fazer muitos investimentos para cumprir as exigências das seguradoras e das gerenciadoras de riscos. Outra consequência disso foi a redução de veículos circulando. Angélica destacou ainda mais uma mudança importante ocorrida recentemente. A cooperativa passou a ofertar serviços de forma terceirizada a um tradicional cliente e está tendo que se adaptar a uma nova plataforma. “Mesmo assim, estamos trabalhando para manter o padrão de faturamento, atender da melhor forma possível o nosso cliente e buscar as melhores soluções para os nossos cooperados”, finalizou.

Apoio - De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto, foi importante ter conhecimento sobre esses fatos para poder auxiliar a cooperativa em suas necessidades. “Contem conosco para qualquer demanda que vocês tenham. A Ocepar está aqui à disposição da cooperativa”, ressaltou ao final do encontro. Gogola lembrou ainda que a entidade não parou de atuar no período da pandemia, com as equipes trabalhando de forma remota. “Nós continuamos realizando reuniões com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério da Infraestrutura, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), instituições financeiras, entre outros, buscando medidas em prol do desenvolvimento das cooperativas do ramo transporte”, frisou. 

Programação - No encontro, os indicadores de desempenho econômico-financeiro da Cootramil foram apresentados pelo analista técnico Jesse Rodrigues. Ele também destacou os números do cooperativismo paranaense e do ramo transporte no Paraná, além do resultado de um estudo sobre os impactos da pandemia nos negócios da cooperativa. Já o analista da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec), Moisés Knaut Tokarski, tratou sobre o cenário econômico nacional, contemplando indicadores como PIB, câmbio e inflação. Ao final, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, Leandro Macioski, falou sobre as atividades finalísticas do Sescoop/PR nas áreas de monitoramento, cooperativismo, profissionalização e gestão estratégica, cujos programas, eventos e soluções estão disponíveis para todas as cooperativas vinculadas ao Sistema Ocepar.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias