Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTRO DE NÚCLEOS: Evento reúne 157 líderes cooperativistas da região Oeste do Paraná

 

 

cabecalho informe

ENCONTRO DE NÚCLEOS: Evento reúne 157 líderes cooperativistas da região Oeste do Paraná

O Encontro Digital de Núcleos Cooperativos prosseguiu na tarde desta terça-feira (20/10) com a reunião da região Oeste do Paraná. O evento reuniu 157 líderes cooperativistas regionais, representando 17 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito e saúde. Foi a segunda de uma série de quatro reuniões descentralizadas que acontecem nesta semana com lideranças do cooperativismo paranaense. Realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, o encontro tem como objetivo fortalecer a aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas, alinhando estratégias para a defesa e expansão do setor, com espaço para a discussão das demandas específicas de cada região. A Frimesa foi a anfitriã do evento, apresentando aos demais participantes uma explanação sobre a história, o modelo de negócios da cooperativa e seus projetos de desenvolvimento.

Presenças - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o coordenador do Núcleo Oeste e presidente da Copacol, Valter Pitol, fizeram a abertura do Encontro. Presentes à reunião, os diretores da Ocepar Valter Vanzella (presidente da Frimesa), Dilvo Grolli (presidente da Coopavel), Paulo Roberto Faria (presidente da Unimed Paraná), os conselheiros do Sescoop/PR Solange Pinzon de Carvalho Martins (presidente do Sicoob Meridional), Hiroshi Nishitani (presidente da Unimed Costa Oeste), Aguinel Marcondes Waclawovsky (Coopavel), Joberson de Lima e Silva (C.Vale) e Marcos Roberto Bueno Antunes (Copacol), além do conselheiro fiscal da Ocepar, Lauro Soethe (Lar).

Estratégias - “As reuniões descentralizadas do Encontro de Núcleos têm como objetivos principais alinhar as estratégias de trabalho e o planejamento das ações de 2021, ouvindo as demandas das cooperativas e conhecendo a visão de futuro dos cooperativistas em todas as regiões do Paraná”, disse o presidente Ricken. Os superintendentes do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, e da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, apresentaram os trabalhos das entidades realizadas em 2020. O professor do Isae/FGV, Robson Gonçalves, ministrou palestra sobre “Cenários econômicos para os negócios cooperativos”. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, falou sobre a elaboração do novo plano estratégico do cooperativismo do Paraná, o PRC 200. 

OCB - Depois, a gerente geral do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, falou sobre as ações da entidade, em especial os trabalhos de acompanhamento e defesa política do cooperativismo no Congresso Nacional, com o apoio da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo. O evento foi encerrado pelo presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, que falou sobre a importância da mobilização e do alinhamento entre os cooperativistas na defesa das demandas do setor no Congresso Nacional. A Ocepar produziu vídeo especialmente para as reuniões do Encontro de Núcleos, para mostrar aos cooperativistas o que já foi realizado em prol do setor em Brasília. Clique aqui para conferir. 

Reuniões - Na tarde desta quarta-feira (21/10), o evento prossegue com representantes cooperativistas das regiões Norte e Noroeste, tendo como anfitriãs a Unitá e a Coagru. A série de reuniões se encerra na quinta-feira (22/10), com participantes do Sudoeste, tendo a Coasul e o Sicredi Iguaçu como anfitriãs.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias