cabecalho informe

COOPERATIVIMO: Cuidando do pequeno agricultor

Um acordo de cooperação que prevê o fortalecimento de coops da agricultura familiar. Um acordo que permite a essas coops aprimorarem a gestão e organização de seus processos produtivos - um acordo que pode ampliar e fortalecer os canais de comercialização dessas coops.

Conab - É o que temos, agora, oficialmente, com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O trabalho, iniciado ainda em 2019, resultou na semana passada na assinatura de um documento entre a OCB e a Conab prevendo intercâmbio e cooperação técnico-científica e de capacitação para o fortalecimento de cooperativas de agricultores familiares participantes das políticas públicas operacionalizadas pela Companhia.

Conquista - “Esta é uma conquista importante, sem sombra de dúvidas, para o setor. Tanto a Conab quanto outras entidades parceiras vão conhecer de forma mais ampla as especificidades e particularidades do cooperativismo, entendendo melhor as vantagens e necessidades do nosso modelo de negócios. O nosso intuito final é que a Conab consiga aperfeiçoar suas políticas e melhorar o relacionamento com a base que atende”, comentou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Desenvolvimento - Para a superintendente da Conab de Suporte à Agricultura Familiar, Kelma Christina dos Santos Cruz, “o acordo visa sobretudo promover o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares, por meio de intercâmbios de conhecimento, treinamentos de cooperativas e associações de agricultores familiares, público dos programas e ações executados pela Conab. A ideia é melhorar os processos de governança e gestão dessas organizações, como as do Nordeste que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as da Política de Garantia de Preços Mínimos da Biodiversidade (PGPM-Bio) e do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), possibilitando melhor acesso aos mercados privado (nacional e internacional) e público”.

Iniciativas - No Acordo estão previstas iniciativas como o intercâmbio de experiências, especialização técnica de recursos humanos, encontros de negócios e oportunidades, além de ações conjuntas para o desenvolvimento institucional e de gestão pública com atividades complementares de interesse comum entre as entidades.

Ajustes - Ajustes ainda estão sendo viabilizados. O Acordo não prevê o repasse de recursos financeiros entre OCB e Conab. As cláusulas já estão em vigor e seguem assim até 31 de dezembro de 2022, sendo possível – em caso de interesse das partes – a sua renovação. (OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias