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SICOOB: Sistema adota medidas para minimizar os efeitos do coronavírus

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a proliferação do coronavírus causador da doença Covid-19 atingiu o patamar de pandemia, o Sicoob tem implementado ações preventivas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, do Banco Central e demais órgãos oficiais.

Colaboradores - Além de adiar a realização das Assembleias Gerais Ordinárias, as cooperativas do sistema reduziram o número de colaboradores nas agências ou interromperam completamente o atendimento, dependendo das orientações das autoridades locais. Visando amenizar os efeitos do cenário atual na rotina dos cooperados, os canais digitais (App Sicoob e Internet Banking) se mantém disponíveis para a realização de transações financeiras com segurança.

Medidas de segurança - As agências que ainda estão prestando atendimento ao público têm reforçado as medidas de segurança: o número de pessoas dentro dos ambientes foi restrito e há orientação sobre a distância entre elas, a limpeza das estações de trabalho foi intensificada e há álcool gel disponível para que todos que entram nas cooperativas possam higienizar as mãos. É importante ficar atento, pois alguns pontos de atendimento estão atendendo em horários diferenciados.

Estruturantes - Para oferecer suporte e atender às necessidades de seus cooperados, foram adotadas medidas estruturantes: o atendimento aos cooperados está sendo realizado de forma remota e o apoio aos que porventura possam ter dificuldades para operar os canais alternativos de atendimento também foi intensificado.

Validade prorrogada - Foi prorrogada a validade dos cadastros e limites de crédito para pessoas jurídicas sem a necessidade de apresentação de documentos, enquanto durar as restrições de circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Parcelas - Além disso, foram prorrogadas também as parcelas vencíveis nos próximos 90 dias para as operações de crédito parceladas, exceto para linhas de crédito rotativo, cheque especial, consignado e crédito rural.

Linha especial - Uma linha de crédito especial foi disponibilizada, em parceria com o Sebrae e com a garantia das Sociedades Garantidoras de Crédito, para dar suporte financeiro para os cooperados que tiveram suas atividades afetadas.

Pessoas - O Sicoob reforça que as pessoas sempre foram a prioridade do sistema cooperativo e é por isso que, mesmo diante de um panorama de tantas incertezas e mudanças rápidas, as cooperativas continuam apostando na cooperação entre todos como forma de conter qualquer tipo de crise, e minimizar seus efeitos. (Imprensa Sicoob Unicoob)

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