cabecalho informe

ENCONTRO ESTADUAL IX: Cooperativas querem menos Brasília e mais Brasil

“Hoje a celebração é mais do que merecida, um momento de evidenciar um cooperativismo que é referência para o Brasil e para o mundo, um sistema conduzido com maestria pelos presidentes das cooperativas e pelo Sistema Ocepar”. Assim o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, avaliou a realização do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, evento realizado nesta sexta-feira (06/12), no Centro de Eventos da Cooperativa Lar, em Medianeira, no oeste do Paraná.

Avaliação positiva – Apesar da retomada tímida da economia nacional, Nobile disse que o cooperativismo tem motivos para comemorar. Segundo ele, do ponto de vista econômico, o balanço apresentado pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na manhã de hoje demonstra que o cooperativismo conseguiu avançar neste ano. “As cooperativas do Paraná representam 4% das mais de 6.800 cooperativas brasileiras, no entanto, respondem por 12% do número de cooperados e por 32% da movimentação econômica das cooperativas, na ordem dos R$ 260 bilhões. Então, se o cooperativismo do Paraná vai bem, isso é um bom indicador que o cooperativismo nacional seguirá na mesma linha”, disse. 

Conexão – Em relação ao aspecto político, Renato Nobile também acredita que houve avanço. “O desejo do cooperativismo, e da nação toda, é por mudanças. E houve uma renovação no governo e no Congresso Nacional. Temos acompanhado os trabalhos muito de perto, e o que a gente percebe é o intuito do governo federal em ser menos Brasília e mais Brasil. Isto para o cooperativismo é muito bom. Além disso, temos a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) atuando em defesa do setor”, comentou.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias