Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRÁRIA II: Evento destaca tecnologia como oportunidade de otimizar produções

 

 

cabecalho informe

AGRÁRIA II: Evento destaca tecnologia como oportunidade de otimizar produções

 

Presente no dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo, facilitando e agilizando as atividades profissionais e até mesmo domésticas, a inovação tecnológica já é praticamente imprescindível para o agronegócio. E foi isso que parte da programação do terceiro e último dia do WinterShow 2019 apresentou. O evento encerrou na quinta-feira (17/10), em Entre Rios, Distrito de Guarapuava (PR).

 

Transformação digital - O palestrante e consultor de Negócios, Allan Costa, falou para um público de centenas de pessoas sobre transformação digital e perspectivas para o agronegócio, deixando claro que inovação não é “um bicho de sete cabeças”, mas sim fazer de uma maneira melhor aquilo que já é feito.

 

Dados e precisão - Numa projeção de futuro, o palestrante acredita que a agricultura será cada vez mais baseada em dados e de precisão. Porém, é preciso que haja adaptações no modelo mental dos produtores. “Todo processo de inovação começa por uma percepção do ser humano a respeito do benefício que isso pode gerar, então o agricultor tem que entender que a tecnologia é uma oportunidade, está se tornando cada vez mais barata e está acessível para qualquer tamanho de propriedade e qualquer tipo de produção. E não há muita alternativa, se ele não for por este caminho vai perder competitividade”, explicou. 

 

Open Innovation - Produtores e visitantes também puderam conferir as principais novidades tecnológicas que têm alguma conexão com o trabalho agrícola. Grandes empresas apresentaram importantes melhorias recentes de equipamentos e também startups puderam expor inovações principalmente relacionadas a softwares através da Open Innovation.

 

Cases - Alguns dos cases apresentados, por exemplo, foram a HyperCuber, que estuda como a tecnologia espacial poderá ajudar na produção de alimentos tendo em vista o aumento da população mundial daqui a 30 anos; A Bosch, que apresentou a automatização da plantadeira; a Arpac, que demonstrou seu drone modular; e o bairro planejado Cidade dos Lagos, empreendimento em expansão em Guarapuava.

 

Avaliação positiva - “Foi o primeiro ano que fizemos e a avaliação é positiva. Fica o conhecimento para os produtores poderem embasar melhor suas decisões, pois é sempre uma preocupação saber qual é o próximo passo a se tomar diante da grande velocidade das mudanças atualmente”, analisou o Coordenador da Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – e Assistência Técnica, Marcio Mourão.

 

Ecossistema - Integrando todo esse movimento, o Sebrae participou do evento com o objetivo de integrar ao Ecossistema de Inovação as novidades tecnológicas do agronegócio.

 

Oportunidades - Para o gestor de Linha Estratégica de Empreendedorismo e Gestão do Sebrae, Agenor Felipe Krysa, é importante acompanhar o movimento e apresentar para o Ecossistema as oportunidades que têm no WinterShow. “Acreditamos que o desenvolvimento acontece a partir da integração e ter um trabalho de instituições para gerar inovação de alto impacto localmente é fundamental para o desenvolvimento econômico. Precisa integrar estes movimentos com a indústria, o setor produtivo e o agronegócio”, destacou. (Imprensa Agrária)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias