cabecalho informe

PR COOPERATIVO: Reportagem especial mostra como foram as discussões sobre o futuro do cooperativismo no 14º CBC

parana cooperativo 18 06 2019Cerca de 1.600 cooperativistas de todo o país estiveram reunidos em Brasília, entre os dias 8 e 10 de maio, para discutir o futuro do setor. Foi durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), tema da reportagem especial da edição 170 da revista Paraná Cooperativo, produzida pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar e que começa a circular nesta semana. “O Paraná se fez presente no evento com uma delegação de 104 representantes de cooperativas, profissionais e dirigentes do Sistema Ocepar. Vindos de todas as regiões do estado e de vários ramos de atuação, nossos cooperativistas participaram com protagonismo dos debates do Congresso”, afirma José Roberto Ricken, na seção Palavra do Presidente. “Mais uma vez, o CBC atuou como um instrumento para revelar os desafios e aspirações do cooperativismo brasileiro. De forma democrática, seguindo os princípios que nos definem, temos as diretrizes que podem ampliar a nossa eficiência como modelo de negócios que tem compromisso com o desenvolvimento sustentável e de melhoria de qualidade de vida das pessoas”, acrescenta.

Entrevista – O entrevistado deste número é o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, que prestigiou o 14º CBC. Natural da Argentina, ele é o segundo latino-americano a assumir o comando da ACI, cuja sede fica em Bruxelas, na Bélgica. O primeiro foi o brasileiro Roberto Rodrigues, que presidiu a entidade de 1997 a 2001. Uma das prioridades de Guarco frente à ACI é fortalecer a identidade do sistema, massificando a presença da marca Coop e do domínio de internet .coop, atualmente utilizado por mais de nome mil cooperativas em todo o continente.

Outros temas – A publicação traz ainda matérias sobre o fim da vacinação da febre aftosa no Paraná e as vantagens do Estado obter o status de área livre da doença sem vacina; sobre o Encontro de Lideranças Femininas Cooperativistas (Elicoop) deste ano, ocorrido dias 15 e 16 de maio, na sede da Copagril, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná; sobre o lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, no final de abril, em Curitiba, e sobre o Fórum Financeiro e de Mercado, realizado no dia 3 de maio, também em Curitiba. Outro destaque desta edição é a definição da nova composição da diretoria do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). O diretor da Ocepar e presidente da Uniprime Central e Uniprime Norte do Paraná, Alvaro Jabur, eleito como membro efetivo do Conselho de Administração do Fundo, fala sobre como irá pautar sua atuação no FGCoop.

Clique aqui para conferir na íntegra o conteúdo da revista PR Cooperativo nº 170

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias